Atividades iniciais de Alfabetização

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.

Atividades iniciais de Alfabetização

Nome

  • Crachás;
  • Bingo do próprio nome;
  • Exploração dos nomes: leitura, comparação, identificação de semelhanças e diferenças;
  • Folha com todos os nomes para o aluno colorir, circular, recortar, colar, etc;
  • Tesouros dos nomes;
  • Dominó de nomes;
  • Chamada no cartaz.

 

Apresentação do Alfabeto

  • Apresentar as letras do alfabeto acompanhada com um sinal; (desenho)
  • Montagem do alfabeto da turma, utilizando os nomes dos alunos e completando com palavras significativas de objetos ou animais conhecidos;
  • Bingo de alfabeto

 

Trabalho com frases

  • Destacar a palavra na frase;
  • Trabalhar com a palavra destacada;
  • Contagem do número de letras;
  • Letra inicial e final;
  • Recorte de gravuras;
  • Montagem de palavras, tirando letras de revistas;
  • Dividir a palavra em sílabas;
  • Trabalhar foneticamente AS LETRAS alternando as vogais;
  • Ditado oral e em sinais;
  • Produção de texto com identificação de palavras;
  • Música e poesias para destacar palavras;
  • Dividir em sílabas;
  • Destacar as sílabas
  • Ditado, das palavras, de forma oral e em sinais;

 

Sugestões de atividades de leitura

  • Roda da Leitura: todos os alunos sentados, em formato de um círculo, para a realização da leitura do dia.
  • Contando e Recontando a História: momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma lenda, causo ou caso (real).
  • Caixinha de Leitura: o professor selecionará algumas frases, parágrafos curtos, textos e outros, colocando-os em uma caixa. No momento reservado à leitura, cada aluno retirará da caixinha o que deverá ler no dia.
  • O Painel de Leitura: cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro e/ou texto por ele lido. Essa frase vai para o painel.
  • Diversificando a Leitura: após a leitura do dia, o aluno apresentará o conteúdo utilizando varal, fantoches, teatro, dobraduras e outros.
  • Caixa Surpresa: dentro de uma caixa várias frases e uma caixinha com palavras, onde o aluno escolhe a palavra e em seguida procura a frase em que a palavra se encontra, fazendo a leitura em voz alta.
  • Receita mágica: pegue uma receita e peça ao aluno para fazê-la em forma de poema, declaração de amor, carta, recado etc. depois peça para ler com entonação adequada ao texto.
  • Texto Rodízio: Após trabalhar um determinado conteúdo, em círculo o professor entregará uma folha a cada aluno e pedirá que ele coloque seu nome e que escolha o título e comece a produzir um texto. A cada sinal do professor, os alunos passarão a folha para o colega da direita para continuar a produção até chegar a quem iniciou, onde ocorrerá a leitura e a correção do texto.
  • Chuva de ideias: Escolhe o tema ou área de conhecimento e pede para que os alunos relacionem palavras ao tema.
  • Bingo de palavras: seleciona 30 palavras e escreva em um cartaz ou quadro, pegue essas mesmas palavras e escreva numa folha, recorte as palavras e coloque numa caixa. Numa cartela com nove espaços peça para que os alunos escolham 9 palavras e escreva nessa cartela, após a escrita faça o bingo a partir das palavras que estão na caixa. Ganha quem marcar as 9 palavras primeiro.
  • Bingo do alfabeto: fazer cartela de acordo com o número de alunos na sala de aula, de forma que cada cartela fique diferente, faça um alfabeto móvel e coloque numa pequena caixa para ser bingado. Ganha quem marcar a cartela conforme comando de cartela cheia ou quinta e assim por diante.
  • Propaganda (vender produto com defeitos e qualidades): pedir para cada aluno escolher um objeto para vender, o objeto tem que ter 3 qualidades e 4 defeitos. Depois de escrever tudo o que foi pedido, distribuir as fichas entre os alunos e pedir para fazer a leitura.
  • Texto fatiado: pegue um texto e recorte em frases para ser montado obedecendo à seqüência lógica do texto.
  • O diário do aluno: pedir para que cada aluno anote todo final de tarde como foi o seu dia. Cada início de aula o professor pode pedir para que alguns leiam.
  • Produção de texto coletivo: na lousa ou papel pardo, produzir um texto com a participação de todos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *