Como estudar e Memorizar?

Compreender antes de memorizar

Esse é sem dúvida um dos elementos fundamentais, compreender primeiro o conteúdo, antes de tentar memorizar. É sempre útil tentar enquadrar os dados numa sequência lógica e não tentar memorizá-los imediatamente sem se estabelecer previamente relações de causalidade.

Repetição

Essa técnica é muito utilizada, mas implica um esforço mental e na primeira vez em que você lê não há aprendizado. A memória precisa de repetição, então tenha paciência e sempre releia os textos.

Imagens mentais

Imagens mentais é a linguagem do inconsciente. Essa técnica baseia-se na ideia da memória fotográfica para as pessoas que têm facilidades em decorar imagens. A percepção não se separa da compreensão e a grande desvantagem deste método é que não pode ser aplicado a todas as matérias.

Auto Explicação

Tente explicar o conteúdo em voz alta, para você mesmo, imagine que você vai dar uma aula sobre o assunto e comece a explicar como se estivesse passando a informação com as suas palavras, sobre o que você entendeu. Também converse sobre a matéria com alguém que sabe muito pouco sobre ela. Se você conseguir ser um “professor” desta pessoa, sua mente lembrará o assunto com maior facilidade no futuro.

Assistir vídeos sobre o assunto

Assista filmes ou vídeos sobre o assunto que você está estudando. Assista-os mais de uma vez, assim, sua memória terá mais uma ferramenta para fazer associações.

Palavra-Chave

Associe um tópico a cada palavra-chave, de uma maneira que possa lembrar os termos e recordar todo o raciocínio ou de toda a matéria. A escolha de uma palavra-chave é muito importante, e também não esquecer uma palavra pode ser fundamental para que não se perca todo o raciocínio.

Elaboração progressiva

Encadear as informações de tal maneira que elas sigam uma ordem lógica pode ser muito útil. Ela serve mais para enumerar listas de características ou de outras informações que gostaríamos de decorar.

Revisão

Pensar que ficar mais de dois dias sem revisar o conteúdo não vai atrapalhar no aprendizado é um erro. O que notamos quando estudamos é que ao rever aquele assunto novamente sentimos dificuldade em recordar, até parece que é a primeira vez que estamos estudando-o. Revisar a matéria pode se dizer que é a técnica principal para uma boa memorização, a quantidade de revisão e repetição do assunto é diretamente proporcional ao tamanho do aprendizado. Revise sempre o conteúdo estudado no dia anterior e assim sucessivamente, ao longo do tempo.

Fazer Simulados

É uma boa estratégia para testar seu conhecimento e prepará-lo para a prova oficial. Sendo assim intercale os estudos com resoluções de exercícios. Isso lhe deixará mais confiante na hora da prova e vai te ajudar a espantar o tal do “branco”. É ideal que possa descansar um dia antes da sua prova e é bom lembrar que esse é o seu momento, você precisa controlar todo seu emocional e é hora de provar ao examinador que você é capaz e mostrar todo seu conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *