COMO ESTUDAR PARA CONCURSOS COM FLASHCARDS?

Cada dia que passa as provas e exames públicos ficam cada vez mais difíceis. São dezenas de informações que o aluno deve aprender e não esquecer até o dia da avaliação. Por isso o estudante deve aprender técnicas de estudo e memorização para ajudar na sua preparação.

Nesse sentido vou apresentar uma técnica que eu utilizo e indico: FLASHCARDS –  Uma poderosa ferramenta que utilizada da maneira correta, irá encurtar seu processo de aprendizado.

Vantagens de utilizá-los:

  • Revisão de todo conteúdo estudo em poucos minutos;
  • Memorização de longo prazo do conteúdo já estudado.

Como Fazer os FlashCards?

  1. Misture Imagens e Palavras : Adicionar fotos aos seus cartões podem torná-los muito mais memoráveis.
  2. Escreva apenas uma pergunta por cartão : Vamos imaginar por um segundo que você está estudando uma aula sobre o descobrimento do Brasil. Na frente do cartão você colocara quem descobriu o Brasil ? e no verso você colocará Pedro Alvares Cabral.
  3. Quebre Conceitos Complexos em Múltiplas Perguntas : Quebre conceitos ou idéias que são muito complexos para serem encapsulados (Aprendido) em apenas uma questão. Esses tipos de conceitos precisam ser divididos em várias perguntas para serem bem memorizados.

Como memoriza os FlashCards

leia os “cartões” com muito cuidado pela primeira vez, isso estabelecerá uma noção macro dos conceitos que serão fixados.

No dia seguinte, passe por eles rapidamente. Aqueles que você lembrou imediata podem ser marcados (Verde) como de fácil memorização e os que você não lembrou marquem como de difícil memorização (Vermelho).

Uma dica para essa segunda revisão: Tente anotar/escrever/desenhar seus Flashcards com imagens visuais (Desenho a mão) ou com um titulo de uma história, um nome de um poema, ou uma frase com a qual você tenha facilidade de lembrar. Isso é chamado de gatilhos mentais.

Já na terceira revisão, leia seus Flashcards, e os classifique/Guarde nas caixa/baralho que podem ser apelidadas de estudar+ e Fácil.

Pronto. Agora bastar você seguir seu cronograma de estudo/revisões e ser aprovado na sua prova ou exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *