Flashcards, como não esquecer?

Eu realmente acredito que usar Flashcards acelera o processo de aprendizado. Nesse momento estou memorizando a Constituição Federal do Brasil de 1988 e isso está exigindo que eu grave muitos artigos, logo a pergunta que sempre faço, como não esquecer o que eu estudei Agora?

Eu comecei a anotar o que eu estava estudando a principio em papel, depois da montanha que se formou (Resumos), eu os cadastrei no meu site no formato de Flashcards. Após cadastrar todos os cartões, percebi a agilidade na memorização. Lógico que gastei um enorme tempo considerável na criação deles, mas hoje economizo muito tempo nas revisões que eu faço diariamente.

Por que eu uso Flashcards?

Flashcards são projetados com base em um conceito de aprendizado chamado “espaçamento“. Utilizado da forma correta ( Espaçamento das revisões), o aluno captura um fato ou conceito por meio de lembranças (Memoria Fotográfica), e isso ajuda a a memorizar as informações por um período maior com muito pouco esforço.

Outro ponto positivo é que os Flashcards são fáceis e práticos de serem utilizados, eles podem ser lidos durante a viagem por exemplo. Outro fator importante é que ele ajuda você a manter o foco nos conceitos de difícil memorização, ativando ramificações do cérebro através dos gatilhos mentais, auxiliando o processo de aprendizado.

Dicas de como utiliza-los

  • leia os “cartões” com muito cuidado pela primeira vez, isso estabelecerá uma noção macro dos conceitos que serão fixados.
  • No dia seguinte, passe por eles rapidamente. Aqueles que você lembrou imediata podem ser marcados (Pintados) como de fácil memorização. Os que você não lembrou marquem como de difícil memorização. Uma dica nessa segunda revisão: Tente anotar/conectar seus Flashcards com imagens visuais ou uma história, um poema, uma frase com a qual você tenha facilidade de lembrança. isso é chamado de gatilhos mentais.
  • Na terceira revisão, leia seus Flashcards, e agrupe os nas caixa estudar mais ou na caixa fácil.

Obs: Nesse momento, você terá uma nocao macro do conteúdo, já terá os cartões marcados com as cores da segunda revisão, os gatilhos mentais já anotados nos cartões, e a cereja do bolo, os cartões agrupados nas respectivas caixas de revisão.

Esse cenário é o Estado da Arte da memorização.

Dica: É aconselhável revisar os itens classificados na caixa estudar mais a cada 2 dias isso ajudará você colocá-los na sua memória de longo prazo o conteúdo estudado.

Repetição e Memória: Sempre que for revisar o conteúdo embaralhe todos os cartões ( Flashcards) e os classifique nas respectivas caixas, esse processo deve ser continuo e exaustivo.

Pará finalizar : Sugiro que você embaralhe e organize os cartão pelo menos Dez vezes para que você consiga convertê-las as informações na sua memória de longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *