Método Cornell – A melhor Maneira para Fazer Anotações para Resumos

Há muitas maneiras diferentes de fazer anotações. Alguns preferem ter uma abordagem estruturada e usar um método de estrutura por tópicos para fazer anotações, outros podem preferir um modo visual e desenhar mapas mentais, alguns podem até mesmo não usar nenhuma estrutura.

No entanto, há uma técnica de anotações que é superior a todos e em muitos casos a ciência provou que ela não é apenas mais eficiente, mas também torna muito mais fácil revisar as anotações em um curto espaço de tempo. ideal para quem está se preparam para fazer uma prova ou um exame.

A técnica a que nos referimos chama-se “Cornell” . É um método para criar, organizar e revisar anotações, e foi desenvolvido pelo Prof. Walter Pauk, da Universidade de Cornell, na década de 1950.

Como usá-lo ?

O Método Cornell requer muito pouca preparação, o que a torna ideal para nossas anotações.

Como é sua Estrutura?

A página é dividida em quatro seções diferentes:

– A Primeira área fica na parte superior da página. ( Onde estará o título/assunto )

– A Segunda e a Terceira área ficará na coluna no meio da página.

Sendo a Segunda coluna do meio a esquerda, deverá ser inserido palavras chaves, gatilhos mentais ou perguntas.

Já a Terceira coluna do meio a direita, deverá ser inserido as respostas para as perguntas, as ligações lógicas para os gatilhos mentais e as explicação para as palavras ou termos chaves.

– A Quarta área ficará na parte inferior da página ( Terá o resumo explicativo de toda a página, um sumário).

estrutura Cornel

Por que você deveria usá-lo?

Além de ser uma maneira muito eficiente de fazer grandes anotações, as anotações em Cornell servem para serem revisados antes de provas ou exames, o método ajuda na memorização dos assuntos, acelerando o processo de aprendizado devido sua estrutura padronizada.

Acreditamos no poder do método, pois permite que você aprenda, revise e organize as anotações em um curto espaço de tempo.

O método quando utilizado da forma correta, não só é muito eficiente, mas também pode ajudá-lo a obter melhores resultados nos seus exames. É por esse motivo que incentivamos todos a experimentá-lo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *