O que é Memória? CarlosAcademy

memoria

Memória é uma capacidade que possibilita a construção de uma história pessoal, com passado e futuro, sem a qual estaríamos confinados em um presente contínuo. Imagine que todos os momentos fossem novos e, mesmo que ao acordar, abríssemos e fechássemos os olhos incessantemente, cada piscada seria como se tivéssemos acordado naquele momento, pois não nos lembraríamos da piscada anterior.

A memória faz parte de um grupo de habilidade que integra a inteligência e está diretamente ligado à aprendizagem, por isso seu estudo se faz essencial, pois a diferença entre o homem e outros animais está justamente aí. Também é antiquado comparar o cérebro ao computador: por mais inteligente que a máquina seja, o trajeto utilizado para a captação de informações dificilmente chegará à complexidade atingida pelo cérebro humano.

Tipos de Memória

A memória é classificada em três etapas distintas:

  • memória imediata
  • memória evocativa
  • memória de longo prazo.


A memória imediata está muito sujeita a interferências externas (ambiente, ruído, pessoas à volta etc. ). A informação aí registrada tem um período de evocação muito pequeno, de alguns minutos a poucas horas e, se não for significativa, cai no esquecimento. É o caso de se conhecer uma pessoa e, após um tempo, não lembrar seu nome.


Já a memória evocativa é mais duradoura, podendo os registros permanecer por várias semanas. Normalmente estes são de grande interesse para o indivíduo. Interesse é sem dúvida um elemento fixador de extrema importância, capaz de fixar detalhes pequenos de uma conversa ou observações feitas por um tempo bastante longo.


Na memória de longo prazo, as informações recebidas podem durar uma vida inteira e, de modo geral, os fatos ocorridos na infância são os últimos a serem esquecidos. A emoção é uma das principais causas deste registro, em função dos neurotransmissores que são liberados no cérebro.

Fatores Que Influenciam na Memorização


Para desenvolvermos a capacidade de memorização (registro) e evocação (resgate de mensagem), é vital o conhecimento dos fatores que atuam durante todo o processo de aprendizagem:


Técnicas – em menor escala, porém importante, existem várias técnicas que têm como objetivo facilitar o registro de informações, dar confiança a quem as utiliza e, principalmente, dinamizar a evocação da mensagem.


Concentração / Observação / Atenção – estes três elementos, apesar de parecerem sinônimos, têm suas atuações bem definidas no ato do registro e, além de tudo, geram o interesse, que funciona como combustível da nossa memória. Nem todos os assuntos são por si sós interessantes; além do mais, não existe assunto interessante e sim pessoas interessadas em determinados assuntos. Concentrando-se na atividade, observando os detalhes, tendo atenção no que fazemos podemos gerar o interesse, facilitando assim o trabalho cerebral.


Memória Natural – é a capacidade que cada pessoa possui, que varia de elemento para elemento, dependendo da utilização e do trabalho mental realizado durante toda a vida. Todo ser humano deve buscar o aumento desta memória e uma das chaves para isso é o estudo e a aplicação do conteúdo deste livro.


A concentração pode ser traduzida de várias maneiras, mas no que se refere à memorização, é a aplicação intensa da inteligência num só assunto. Esta pode ser trabalhada e fornece aumento substancial no grau de aprendizado. Vários estímulos ambientais fornecem interferência e provocam desconcentração. Quanto mais neutro o ambiente, maiores são as probabilidades de concentração, porém um posicionamento mental favorável tem de ser considerado. Existem pessoas, por exemplo, que estão lendo um texto pensando numa conta que tem de ser paga, ou em uma outra pessoa, ou até mesmo em uma viagem, e de repente percebem que percorreram várias linhas sem ter mesmo se dado conta daquilo que estava escrito; depois disso, não se lembrarão de quase nada culpando a memória por esta falha.


Fonte: ccseducacao.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *