Técnicas de Memorização

Sistema Link


Como vimos em outro artigo, basicamente o Sistema Link (Ligação Mnemônica) vai ser formado de imagens mentais que se ligam entre si, de qualquer jeito, precisando para isso de alta dose de criatividade. Além disso, é imprescindível também que o Link seja feito de uma só vez, ou seja, nada de ficar indo e voltando na hora de visualizar as associações, senão a ordem dos itens poderá ficar prejudicada. Cada item da lista servirá de pista para o conseguinte. Desenvolva um ritmo próprio e vá formando suas imagens mentais uma a uma.

Sistema Fonético


A técnica vista anteriormente é um excelente recurso, como vimos, para memorização de itens, na qual a seqüência deva ser seguida. Fica difícil saber rapidamente, seguindo o Link, qual é o 16° termo de uma relação de 60 itens.


Após o aprendizado do Sistema Fonético, poderemos consultar qualquer tabela ou item de um rol sem precisar passar pelos anteriores. Esta é uma técnica que segue critérios internacionais, e mostra-se eficaz e muito versátil, podendo ser utilizada em qualquer assunto a ser memorizado, inclusive paralelamente ao Método Link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *